segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Qual professor marcou a sua vida?

Por Fernanda Muniz Viana 
O profissional do futuro
Profa. Ayne
No dia 12 de abril de 2011, o movimento “Todos pela Educação” lançou uma nova campanha de mobilizaçã com uma iniciativa nobre, buscando uma maior valorização desses profissionais responsáveis pela educação da humanidade, o professor.  Sob o slogan “Um bom professor, um bom começo”, o vídeo demonstra e conscientiza a pessoa que o assiste, de que o bom professor é aquele que pode realmente mudar vidas e transformar a sociedade através do seu bom trabalho.
Tendo em vista isto, creio que o trabalho de um professor está muito além dos conteúdos, para estudo, propostos em sala de aula. É com o professor, dentro de uma sala de aula, que as crianças muitas vezes entendem com mais exatidão valores como coletividade e senso de democracia. Além disso, é com o professor que ele aprende a aceitar seus próprios limites no aprendizado e criar laços de admiração e respeito, formando assim adultos cientes de seu papel social. O professor ajuda na formação da própria identidade do indivíduo.
Não há como ignorar, diante de tamanha iniciativa, que o professor é uma peça fundamental para a melhoria da Educação no país. Muitas vezes é o ele o responsável pela formação humana, desde o primeiro contato com as letras, até a escolha de uma profissão. Durante toda minha vida, tive sorte de me formar pelo que sou pelo trabalho de diversos bons professores.
Incentivada desde os primeiros anos de vida pela professora e madrinha Célia Maria Muniz, devo acreditar que não há nada mais importante na vida de um aluno do que o incentivo de um professor. É através do afeto e fé que eles depositam em um aluno, que o faz acreditar em si mesmo. Confiança e coragem foram os primeiros ensinamentos que eu aprendi no primeiro contado com o ABC do ensino infantil, graças ao trabalho de uma boa professora. Hoje, reaprendo essas mesmas lições, no ápice da minha formação profissional e adulta, com a boa professora Ayne Salviano.
É importante que o governo também dê a valorização merecida a todo professor público. O ensino da nação, muitas vezes fica comprometido e não avança com mais eficiência, pela falta de investimentos na área de educação. Sem os devidos cuidados, o trabalho de muitos profissionais acaba também comprometido, assim como o aprendizado dos alunos e a formação de toda uma nação. O professor possui um papel fundamental e de base na formação da humanidade, além de serem insubstituíveis em um processo de transformação social.

 
* E eu avisei que quem usasse meu nome não tiraria dez

Nenhum comentário:

Postar um comentário