terça-feira, 1 de novembro de 2011

Qual professor marcou a sua vida?

Seu Clemente

Por Kaio Esteves


 
Tive muitos professores. Alguns bons, outro ruins. Uns poucos que nem deveriam ser professores, outros que deveriam ser deuses. Dentre estes, um marcou toda minha vida e acho que ele tem essa consciência.
Irapuruense nato, o professor Clemente Salles, que leciona aulas de história na Escola Estadual José Édson Moysés, em Irapuru-SP, foi o educador que mais me marcou. O famoso “Seu Clemente” me deu aulas do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do colegial, sempre com seu jeito autoritário. Gostava de música clássica, vestir Polo Sport, e assistir aos jogos do Corinthians, este último que possibilitou que nos aproximássemos. Como também sou corintiano desde que me conheço por gente, sempre trocávamos alguns palpites de torcedor sobre aquele jogador que marcou dois gols na partida, aquele que foi substituído ou o outro, duramente criticado por nós dois, que cometeu um pênalti que influenciou no resultado da partida. Em meio à Revolução Francesa e a colonização dos países africanos, sempre aparecia um “pitaco” esportivo. Era a nossa sintonia.
Seu Clemente tinha uma fome de querer ensinar que causava espanto. Era aposentado – minha mãe foi aluna dele - e ainda continuava exercendo a profissão, simplesmente pela paixão. Vivia com um jornal na mão e já foi vereador da cidade. De certa forma, me inspirou para seguir essa profissão.
Também foi vereador em Irapuru e recebeu honrarias do município por sua credibilidade regional e o destaque no setor da educação. É um gênio. Possuía um conhecimento mágico, uma transparência incrível e uma calma fascinante.
O tão famoso professor Clemente ainda continua com sua pacata e velha rotina de educador. Ainda mora em Irapuru e continua ensinando os fatos marcantes da história do Brasil e do mundo para os sortudos alunos da E.E. José Édson Moysés, mas sempre com um jornal na mão...

 

Um comentário:

  1. O professor que marcou a minha vida foi o que dava aulas de musica.
    Agora eu estou terminando de estudar piano num conservatório e descobri o que realmente gostava de fazer por esse professor.

    ResponderExcluir